
Sobre a rede
A RUEPSY é uma rede internacional formada por professores e profissionais referidos à psicanalise e envolvidos na clínica, na pesquisa e na formação universitária voltadas à educação.
A ideia de « tecer uma rede » foi sugerida por alguns participantes do 6º Colóquio Internacional do LEPSI [Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas da Universidade de São Paulo, Brasil] que aconteceu em São Paulo em 2006. A ideia foi ganhando terreno, dando origem a várias iniciativas coletivas acadêmicas e científicas. Uma série de onze congressos RUEPSY ocorreu simultaneamente com os simpósios internacionais da LEPSI organizados no Brasil pelos laboratórios LEPSI de São Paulo e Minas Gerais, nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte e Outro Preto, e com os Simpósios Internacionais sobre Crianças e Instituições (SIMPINFA), organizados pela rede latino-americana INFEIES na Argentina, nas cidades de Mar del Plata e Buenos Aires. Em 2019, durante o 13º Colóquio Internacional do LEPSI e o 9º Congresso RUEPSY realizado na cidade de Ouro Preto (Brasil), cinquenta e três participantes de diversos países da América Latina e Europa decidiram assinar a Carta de Ouro Preto, inaugurando assim a fase atual institucionalização de seu funcionamento.
A adesão à rede é feita à título pessoal, sustentada num saber singular. A adesão implica que cada membro se envolva em uma ou mais atividades da rede, tais como: colaboração na organização e participação em eventos científicos; a codireção de teses de doutoramento; participação em bancas; a organização de arquivos e publicações em coautoria; o desenvolvimento da mobilidade internacional para projetos de pesquisa e o acolhimento de docentes, bem como de alunos de graduação e pós-graduação. Trata-se de trocar conhecimentos, ideias e planos de ação em campos diversos e variados. Todas as iniciativas que forem tomadas de forma espontânea em nome desta rede devem ser comunicadas ao comité gestor da RUEPSY, de forma a garantir a sua ampla divulgação e a promoção da participação espontânea do maior número possível de aderentes à rede. O comitê gestor elaborará periodicamente um relatório de atividades para acompanhar o histórico do grupo. Quanto aos congressos RUEPSY, estes também podem ser organizados em simultâneo com outros eventos científicos organizados pela equipes de investigação locais. Essas iniciativas espontâneas para organizar Congressos RUEPSY devem ser submetidas à avaliação e aprovação prévia do comitê gestor da rede.
A gestão desta vasta rede de colaboração académica e científica é da responsabilidade de quatro membros eleitos em assembleia geral. O comité gestor é renovado total ou parcialmente pelos aderentes reunidos em assembleia, no prazo de três anos, máximo de 4 anos, a partir de novembro de 2019, a ser realizada no âmbito de um Congresso RUEPSY. Esta indicação imprecisa, entre 3 e 4 anos, deve-se à dificuldade em conhecer com antecedência a data e local do próximo congresso da rede internacional, a ser organizado à iniciativa de uma equipe local de pesquisadores. As candidaturas de adesão à rede RUEPSY endereçadas ao comité gestor ficam sujeitas a validação pela assembleia geral de aderentes.
© RUEPSY All rights reserved
Contato: ruepsy2023@gmail.com