Histórico

Convocação à assembleia

20 de novembro de 2019, de 9 às 11 horas, no Teatro Ouro Preto do
Centro de Convenções da Universidade Federal de Outro Preto.

RUEPSY – Rede Universitária Internacional de Estudos Psicanalíticos em Educação

A invenção da psicanálise não cessa de produzir efeitos na vida em sociedade, mesmo tendo sido considerada por Freud, ao reler Kant, como ofício impossível junto à política e à educação. Dentre outros motivos, analisar, governar e educar são considerados ofícios que lidam com a palavra e, portanto, tomados pela impossibilidade de se controlar os efeitos da intervenção. Reconhecendo esse caráter de impossibilidade ao atuarmos como psicanalistas no campo da Educação e da Formação e diante do nosso dever de transmissão, somos sujeitos implicados na construção do destino que nos constitui e nos faz estabelecer em rede interuniversitária e internacional.

A ideia de tecer a RUEPSY foi proposta em 2006 pelo prof. Leandro de Lajonquière para estimular e expandir os intercâmbios acadêmicos para além das fronteiras brasileiras e do Lepsi-USP onde ela se instituiu. Atravessando alguns percalços ao longo desses anos, a RUEPSY ainda não havia demonstrado toda sua efetividade, inclusive a de estimular e adensar o debate em rede acerca da teorização e da prática em Psicanálise e Educação no âmbito em que atuamos tanto na América Latina quanto na Europa. Com a presente reunião, queremos recolocar isso em pauta.

Consideramos que a RUEPSY é formada por docentes e pesquisadores universitários ou ainda profissionais com alguma ligação à universidade, implicados com os estudos, a pesquisa e a formação universitária.
Tendo em vista a experiência acumulada e o desejo de ampliar suas ações, estamos relançando, aqui em Ouro Preto, em sua 8ª edição, a rede RUEPSY para que ela se cumpra de fato, congregando a todos nós em torno do eixo central fundamentado na psicanálise e em seus estudos e práticas no campo educativo. Mas, para avançarmos em nossas intenções, precisamos forjar para nós mesmos, psicanalistas ou aqueles que dela se aproximem, um “não lugar”, um “lugar estranho” que nos coloque sempre em reflexão e trabalho. É igualmente por isso que convidamos outros aportes teóricos que possam seguir fazendo inter-locução com o princípio ético da psicanálise que pressupõe um saber singular que funda o inconsciente como efeito de um “mal-estar” constituído com base no descontínuo entre o sujeito e a cultura.

Propomos então que o engajamento à Rede que seja um a um, fruto de seu saber singular, que possa se implicar por meio de um desejo colaborativo em eventos científicos, bancas, orientação de teses, publicações, estágios de docentes e discentes em nossas universidades, bem como pela troca de saberes na pesquisa e na extensão. Os membros são livres para se organizarem cooperativamente a fim de desenvolverem as atividades acadêmicas e científicas no marco da rede. Todas as iniciativas em nome da RUEPSY deverão ser informadas à coordenação a fim de garantir a sua aprovação e divulgação no interior da rede, de fomentar a participação espontânea da maior quantidade possível de membros, bem como de constar na elaboração de um relatório anual de atividades para efeitos de memória do grupo. Em se tratando dos colóquios da RUEPSY, estes poderão ser organizados expressamente ou realizados concomitantemente com outras manifestações científicas internacionais. Iniciativas com esse fim deverão ser submetidas à avaliação e aprovação por parte da coordenação.

A adesão à RUEPSY será individual (e não institucional), por meio presencial, assinando na assembleia a “Carta de Ouro Preto”. Posteriormente, aqueles a distancia que se manifestarem, endereçando à coordenação da Rede seu desejo de adesão, também poderão ser acolhidos.

A coordenação deverá ser formada por 3 membros a serem escolhidos em Ouro Preto, a ser renovada total ou parcialmente num intervalo de tempo de 3 ou 4 anos por ocasião de uma nova reunião científica da RUEPSY. O intervalo de 3 a 4 anos obedece à imprevisibilidade da organização de uma reunião adossada a uma outra manifestação científica internacional. Nesse mesmo evento, também serão analisadas e validadas, ou não, as novas adesões à RUEPSY pelos membros da rede presentes na ocasião e reunidos para tanto em assembleia.

Boa reunião a todos/as !

Comissão organizadora do 13º COLÓQUIO INTERNACIONAL DO LEPSI | 8º RUEPSY | 4º INFEIES | 3º Psicanálise e Educação de Minas

Nota: A assembleia decidiu constituir o comité gestor com quatro membros.

Foram escolhidos: M. Minnicelli, M. Diniz, J-M Weber e L. de Lajonquière


© RUEPSY All rights reserved

Contato: ruepsy2023@gmail.com